Professora Erica

Minha foto
Olá! Sou a Prof. Erica Lenoch. Leciono na Escola E. de EM. Capão Novo há 19 anos.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Navegando por vídeos e outras mídias

PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR


Ao acessar o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br, no link Softwares Educacionais preferi a disciplina de geografia, que eu trabalho. Ao nível do Ensino Fundamental Séries Finais, escolhi o vídeo “Fernando de Noronha – Paisagens e diversidade territorial no Brasil. É considerado um paraíso natural, um santuário, composto por 21 ilhas, que foi descoberto em 1503, e foi doado a Dom Fernando de Noronha que deveria explorar economicamente, alguns séculos mais tarde tornou-se Colônia Penal, considerado de segurança máxima. Depois de doado ao estado de Pernambuco que controla o n° de pessoas que poderão visitar diariamente esse arquipélago. Atualmente Biólogos desenvolvem o Projeto Tamar, para acompanhar o nascimento e desenvolvimento das tartarugas marinhas. O vídeo é muito lindo e sugestivo para desenvolver o conteúdo com os alunos.

Assisti também “Belo Horizonte – Momento Brasil”, onde mostra a posição geográfica do estado de Minas Gerais, o relevo, a origem e o desenvolvimento da capital Belo Horizonte, o nome já diz, a importância da cozinha mineira, igrejas e muitas belezas que valorizam o passeio, que pode ser feito online. O vídeo pode ser utilizado em várias situações de estudo. Gostei dos dois vídeos, pois aproveitei para rever imagens lindas, já conheço pessoalmente.

Resolvi pesquisar assuntos em nível de Ensino Médio, optei por Mudanças Ambientais Globais, já que estou desenvolvendo esse conteúdo com turmas do 1º ano. Para minha surpresa, no vídeo “Mudanças Climáticas Naturais”, encontrado no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br, foi possível visualizar a Teoria de Milankovitch que demonstra os movimentos de órbita da Terra e as conseqüências da poluição atmosférica. Muito Bom.

Assisti também, no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br, no link Recursos Educacionais, a Teoria Fingia que demonstra o movimento dos Continentes. Ambos são recursos que poderão ser usados no desenvolvimento do conteúdo a ser estudado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog